EEEM PROFª Mª CONCEIÇÃO GOMES DE SOUZA
MUNICÍPIO: SÃO FRANCISCO DO PARÁ
DISCIPLINA: FILOSOFIA
PROFª: ELIANA COSTA
PROJETO DIDÁTICO:
“Cultura Franciscana: em Busca de Resgate”
OBJETIVOS:
1- Conhecer o blog como ferramenta virtual;
2- Conhecer novos meios de pesquisa e de desenvolvimento de atividades extraclasses;
3- Realizar pesquisa no município em busca de dados culturais (o antes e o depois);
4- Identificar se os traços culturais do município se assemelham ou não com os traços da cultura paraense;
5- Elaborar uma apresentação (BrOffice.org Impress) para a exposição das informações obtidas;
6- Produzir um Blog e efetuar postagens pertinentes às pesquisas.
TURMA: 2ª 6ª - Ensino Médio
TEMPO ESTIMADO: 10 aulas
CONTEÚDO:
• Pesquisa de ambientes virtuais na internet;
• Gênero: BLOG;
• Características da cultura;
• Patrimônio Imaterial.
Pesquisas de blogs de conteúdo cultural; blogs da nossa escola e outros;
Sites:
http://www.ne.or.br/
http://www.wikipédia.com/
MATERIAL NECESSÁRIO:
• Computadores com acesso à internet;
• Máquina fotográfica digital;
• Textos:
“Cultura: A resposta do homem ao desafio da existência” (Livro: Fundamentos da Filosofia – Gilberto Cotrin);
“É hora de valorizar o que é nosso” -Revista Nova Escola (Ago/2010)
DESENVOLVILMENTO:
1ª ETAPA:
Os alunos deverão ler os textos e visitar os blogssugeridos, inclusive aqueles relacionados à cultura de um lugqar. Expor o conceito de Cultura e Cultura Imaterial.
2ª ETAPA:
Conversa com os alunos sobre ambientes virtuais de interação. Para que servem os blogs? Quais as características dos posts? Propor à turma a criação de um blog para que nele sejam postados os resultados da pesquisa a ser realizada.
3ª ETAPA
A turma será dividida por equipes que farão uma pesquisa de campo a fim de resgatar alguns elementos da cultura imaterial de São Francisco do Pará.
1ª equipe: ficará responsável por fazer um resumo da história do município;
2ª equipe: produzirá um vídeo mostrando entrevista realizada com um antigo morador, cujo relato oral trará aspectos do antes e do depois do município;
3ª equipe: ficará responsável pela criação, incrementação, postagens e divulgação do blog da turma;
4ª equipe: lendas;
5ª equipe: danças;
6ª equipe: Festas;
7ª equipe: comidas típicas;
8ª equipe: economia.
Obs.: Todos os elementos devem ser focados no seu antes e depois, com descrição da semelhança ou diferença relacionada aos aspectos gerais da cultura paraense.
4ª ETAPA:
Todas as equipes (com exceção das 2ª e 3ª) devem criar uma apresentação (BrOffice.org Impress) como recurso para a exposição dos resultados da pesquisa.
PRODUTO FINAL:
Blog: ambiente virtual da turma
AVALIAÇÃO:
Avaliar as fontes de pesquisa dos alunos; o envolvimento na pesquisa de campo; síntese e apresentação dos dados obtidos.
Texto: Eliana Costa
Imagem:
http://saofrancisco-para.blogspot.com/