sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Projeto: "Cultura Franciscana: Em Busca de Resgate"


Esse projeto vem despertando muito interesse na turma (2ª 6ª); percebemos que realmente nossa história precisa ser resgatada; como acontece com a maioria dos municípios, nossa cultura encontra-se, de certa forma, "diluída" entre tantas outras. As novas gerações já não sabem sua identidade, o que pode diferenciar nosso município de outro, se nossos costumes podem ser semelhantes aos da maioria dos municípios paraenses... Enfim, vamos em busca desse resgate. Brevemente estaremos postando no Blog da turma, que será criado dentro desse projeto.

Texto: Eliana Costa
Vídeo: Flávio costa

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Portal do Professor - Softwares on-line

Visitando o Portal do Professor, li uma notícia interessante, na qual o profº Eziquiel Menta, da Secretaria de Educação do Paraná, fala da importância dos softwares on-line para que as aulas se tornem mais dinâmicas. E nos elenca algumas dessas ferramentas. Vale a pena conferir.


Vídeo• Mogulos - http://www.mogulus.com/  Ambiente possibilita a criação de canais de televisão on-line de forma colaborativa.
• UStreamTV - http://www.ustream.tv/  Programa permite a transmissão de canal de televisão via internet.
• You Tube - http://www.youtube.com/  Site disponibiliza vídeos na internet.
• Jumpcut - http://www.jumpcut.com/  Site permite a publicação, edição e remixagem de vídeos online.
• Dotsub.com - http://audacity.sourceforge.net  Ambiente virtual permite acrescentar legendas em vídeos. Pode ser utilizado em aulas de idiomas.


Áudio
• Audacity - http://audacity.sourceforge.net  Programa de edição de áudio que deve ser baixado para o computador.
• Podcast1.com - http://www.podcast1.com.br  Ambiente virtual de hospedagem e edição de podcasts (programas de rádio que podem ser escutados ou baixados pela internet).
• Podmatic - http://podomatic.com/  Site oferece hospedagem e edição de podcasts na internet.
• Louddblog - http://loudblog.com/  Site oferece hospedagem e edição de podcasts na internet


Mapa
• MindMeister.com - http://www.mindmeister.com/  Ambiente virtual possibilita a criação de mapas conceituais on-line.
• CMAP Tools - http://cmap.ihmc.us/  Ambiente virtual possibilita a criação de mapas conceituais on-line.


Produção Colaborativa
• Wiki - pt.wikipedia.org/   Site permite a produção de textos de forma colaborativa.

• Wikimapia - http://wikimapia.org/  Site utiliza o Google Maps e permite a localização de endereços de forma colaborativa.
• Vyew.com - http://vyew.com  Site permite criar webconferência gratuita.


Conheça mais opções acessando a seção Softwares de Edição (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.listAll.action )

Texto: Portal do Professor
Imagem: Home page do Portal do Professor

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Regulamento do Concurso

Regulamento Do Concurso de Blog - 2010

slide: Eliana Costa / Scribd

Eles sempre estão por aqui!




A sala de Informática da Escola Conceição Gomes tem sido um espaço de bastante visitação de alunos e professores. Temos esperança que muito em breve, estejamos utilizando cada vez mais essa tecnologia de forma significativa, facilitando a vida do nosso aluno que por aqui passa.
Nesse momento de pleno Concurso de Blog, há muita circulação dos alunos; é muito bom vê-los envolvidos com postagens e comentários. É a nova paixão de muitos deles. Ficamos muito felizes.

Texto: Eliana Costa
Imagem: Eliana Costa / Slide

Oficina de Blog - Professores

A oficina foi mesmo um momento muito agradável. Além dos novos conhecimentos adquiridos, tivemos o prazer de estar juntos, num momento de muita descontração. A participação do profº Rizaldo, diretor da escola, imprimiu um caráter de valorização ao nosso trabalho.


Texto e vídeo: Eliana Costa

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

PROJETO DIDÁTICO

EEEM PROFª Mª CONCEIÇÃO GOMES DE SOUZA
MUNICÍPIO: SÃO FRANCISCO DO PARÁ
DISCIPLINA: FILOSOFIA
PROFª: ELIANA COSTA
PROJETO DIDÁTICO: “Cultura Franciscana: em Busca de Resgate”

OBJETIVOS:
1- Conhecer o blog como ferramenta virtual;
2- Conhecer novos meios de pesquisa e de desenvolvimento de atividades extraclasses;
3- Realizar pesquisa no município em busca de dados culturais (o antes e o depois);
4- Identificar se os traços culturais do município se assemelham ou não com os traços da cultura paraense;
5- Elaborar uma apresentação (BrOffice.org Impress) para a exposição das informações obtidas;
6- Produzir um Blog e efetuar postagens pertinentes às pesquisas.

TURMA:  2ª 6ª - Ensino Médio

TEMPO ESTIMADO: 10 aulas

CONTEÚDO:
• Pesquisa de ambientes virtuais na internet;
• Gênero: BLOG;
• Características da cultura;
• Patrimônio Imaterial.
 Pesquisas de blogs de conteúdo cultural; blogs da nossa escola e outros;
 Sites:
http://www.ne.or.br/
http://www.wikipédia.com/

MATERIAL NECESSÁRIO:
• Computadores com acesso à internet;
• Máquina fotográfica digital;
• Textos:
“Cultura: A resposta do homem ao desafio da existência” (Livro: Fundamentos da Filosofia – Gilberto Cotrin);
“É hora de valorizar o que é nosso” -Revista Nova Escola (Ago/2010)

DESENVOLVILMENTO:

1ª ETAPA:
Os alunos deverão ler os textos e visitar os blogssugeridos, inclusive aqueles relacionados à cultura de um lugqar. Expor o conceito de Cultura e Cultura Imaterial.

2ª ETAPA:
Conversa com os alunos sobre ambientes virtuais de interação. Para que servem os blogs? Quais as características dos posts? Propor à turma a criação de um blog para que nele sejam postados os resultados da pesquisa a ser realizada.

3ª ETAPA
A turma será dividida por equipes que farão uma pesquisa de campo a fim de resgatar alguns elementos da cultura imaterial de São Francisco do Pará.

 1ª equipe: ficará responsável por fazer um resumo da história do município;

 2ª equipe: produzirá um vídeo mostrando entrevista realizada com um antigo morador, cujo relato oral trará aspectos do antes e do depois do município;

 3ª equipe: ficará responsável pela criação, incrementação, postagens e divulgação do blog da turma;

 4ª equipe: lendas;

 5ª equipe: danças;

 6ª equipe: Festas;

 7ª equipe: comidas típicas;

 8ª equipe: economia.

Obs.: Todos os elementos devem ser focados no seu antes e depois, com descrição da semelhança ou diferença relacionada aos aspectos gerais da cultura paraense.

4ª ETAPA:
Todas as equipes (com exceção das 2ª e 3ª) devem criar uma apresentação (BrOffice.org Impress) como recurso para a exposição dos resultados da pesquisa.

PRODUTO FINAL:
Blog: ambiente virtual da turma

AVALIAÇÃO:
Avaliar as fontes de pesquisa dos alunos; o envolvimento na pesquisa de campo; síntese e apresentação dos dados obtidos.

Texto: Eliana Costa
Imagem: http://saofrancisco-para.blogspot.com/