sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Projeto de Inclusão Digital da Terceira Idade

A visita do grupo da terceira idade nos estimulou a pensar num projeto de inclusão digital para eles.Está sendo maravilhoso. A integração deles com os alunos tem estreitado os laços e renovados sentimentos nobres que já são bem raros de se encontrar numa juventude que é levada por outras motivações. Aí está o projeto.

PROJETO
“IDOSO: Nem “IDO”, nem “SÓ”. Apenas dando os primeiros passos!”

Justificativa:
O dia a dia e as notícias têm mostrado situações vergonhosas relacionadas à falta de respeito e de consideração com nossos idosos. Essas situações estão presentes no seio da família e se estendem às ruas e outros ambientes. O preconceito e a exclusão fazem essas pessoas sentirem-se inúteis e “pesadas” aos familiares, Até porque a maioria já não exerce qualquer atividade relacionada ao trabalho.
Uma das formas de resgatar a auto-estima deles tem sido a convivência em associações e em projetos que procuram valorizar a terceira idade através de várias atividades de ocupação, prazer e entretenimento.
Qual tem sido a contribuição da escola para a mudança desse quadro? Precisamos trazer o tema ao debate e procurar, pelo menos, entender o porquê dessa reação da juventude em relação às pessoas de mais idade? Sob qual influência agem dessa maneira, já que estamos caminhando para a mesma direção?


Para esse projeto, estaremos aproveitando dois elementos já existentes:
1- Aqui em nossa cidade, a prefeitura está desenvolvendo o Projeto “Viver a Terceira Idade” voltado para atividades físicas e alimentação, bem como a socialização como resgate da auto-estima. Coordenando esse projeto está o nosso ex-diretor Ronaldo Nobre;



2- A escola já desenvolve o Projeto “Primeiros Passos”, que tem feito promovido a inclusão digital de crianças e adolescentes do bairro do entorno.




Tomando esses dois elementos, estaremos desenvolvendo essa atividade com a 3ª série do Ensino Médio, turma da manhã, promovendo a inclusão digital do grupo da terceira idade, utilizando-nos da mesma metodologia do projeto primeiros passos, na sala de informática.



Objetivos:
• Refletir sobre as atitudes que se tem demonstrado aos idosos, sejam da família ou os de fora;
• Debater sobre a importância do idoso em nossa sociedade
• Resgatar valores como solidariedade, respeito e amor aos mais velhos;
• Promover a interação do grupo da terceira idade com a escola, através da inclusão digital;
• Contribuir para o resgate da auto-estima do grupo da terceira idade.

Metodologia:
1- Na sala de vídeo, os alunos deverão assistir ao vídeo “IDOSOS”, da TV Escola, série Direitos Humanos; http://w ww.dominiopublico.gov. br/pesquisa/DetalheObr aForm.do?select_action =&co_obra=20802
2- O debate girará em torno de alguns questionamentos, como:
- Como você gostaria de ser tratado quando for velho?
- Por que as pessoas tem preconceito com o mais velhos?
- Há pessoas idosas em sua família? Como são tratadas?
- Você atribui importância ao idoso?
- Qual relação podemos fazer entre idoso e trabalho? Você acha interessante a volta ao trabalho na terceira idade?
3- Promover o encontro entre o grupo da terceira idade e os alunos em um café da manhã, na escola, promovendo a interação pelo diálogo, depoimentos e troca de experiências;
4- Desenvolver as atividades na sala de informática (Utilizar duas horas, durante quatro dias), seguindo a metodologia abaixo:
5- O primeiro momento destina-se à familiarização dos alunos com o computador, através de jogos. Nessa fase eles irão desenvolver habilidades com o mouse e teclado; desenvolver a criatividade através do desenho e pintura; e estimular a memória.
6- Disponibilizaremos os seguintes aplicativos (LINUX) – jogos infantis:

• G. COMPRIS (Brincando com os periféricos do computador)
a) Manipulação do mouse:
“Clique em Mim”
“Movimentar o mouse”

b) Manipulação do teclado:
“Letras cadentes”
“Números com dados”

• G. COMPRIS
“Tuxpaint” (atividades de desenho, pintura, etc)

• G. COMPRIS
“Repetir o mosaico”

• CHILDSPLAY
“Jogo de Memória”

No 2º momento estaremos promovendo a iniciação à digitação e formatação de textos relacionados ao meio ambiente e/ou conteúdos para reforçarem a aprendizagem na escola regular.
No 3º momento utilizaremos a internet como nova forma de comunicação.

Cronograma
Data Atividades Local
05/11/2009 Vídeo “Idosos”
Debate Sala de vídeo
10/11/2009 Café da manhã
Aula Inaugural Pátio da escola
Sala de Informática
17/11/2009 Manipulação do mouse:
“Clique em Mim”
“Movimentar o mouse”
Manipulação do teclado:
“Letras cadentes”
“Números com dados”
Sala de Informática
24/11/2009 G. COMPRIS
“Tuxpaint” (atividades de desenho, pintura, etc)
Sala de Informática
01/12/2009 Digitação e formatação de textos Sala de Informática
08/12/2009 Internet / Encerramento Sala de Informática

Avaliação:
- Participação efetiva no debate sobre o vídeo;
- Boa interação no diálogo e troca de experiências com o grupo dos idosos;
- Elaboração de relatório de todas as atividades do projeto;
- Participação no monitoramento na sala de informática.

Texto e foto : Profª Eliana Costa