quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Aula de Matemática na Sala de Informática: Geometria Sagrada



Hoje, 06 de outubro, a profª Ivonilda Farias, está trabalhando um assunto interessante com a turma 3ª 3ª. Trata-se da Geometria Sagrada que praticamente se resume na representação do “divino através da forma”.

O site http://www.flordavida.com.br/HTML/geometria.html  nos dá a seguinte informação:
Geometria Sagrada - o que é?
Geometria geo+metria = medição da terra
Geometria Sagrada = o estudo das ligações entre as proporções e formas contidas no microcosmo e no macrocosmo com o propósito de compreender a Unidade que permeia toda a Vida.
Desde a Antiguidade, os egípcios, os gregos, os maias… os arquitetos das catedrais góticas, artistas como Leonardo da Vinci ou o pintor Georges Seurat… Todos reconheciam na natureza formas e proporções especiais, que traduziam uma harmonia e unidade em si…
Essas relações de forma e proporções consideradas sagradas na geometria, na arquitetura,… também ocorrem de forma idêntica em outras áreas da expressão humana, como na Música. O estudo dos harmônicos, dos modos musicais vem fascinando os compositores e amantes da música há milênios. A mesma harmonia nos sons, nas formas, nas cores… também se encontra na natureza, do microcosmo ao macrocosmo…
Geometria Sagrada… A linguagem mais próxima da Criação.

Para saber mais:

Texto e fotos: Eliana Costa
Imagem: Google