sexta-feira, 20 de novembro de 2009

OBRIGADA PELO PRESENTE


Ficamos muito felizes pela maravilhosa surpresa! Iremos ganhar um projetor multimídia para melhor desenvolver nossas atividades na escola. Agradecemos ao professor Luis Cavalcante e à amiga Jamille Galvão por terem lembrado da gente. Pretendemos divulgar os trabalhos realizados com o novo recurso.

Ficamos sabendo da notícia pelo texto postado no blog do NTEBelém2:

"Escolas receberão projetor multimídia do PROINFO.

Com o propósito de levar tecnologias às salas de aula, o Ministério da Educação pretende utilizar um projetor multimídia interativo para facilitar o ensino e a aprendizagem, chamado de Projetor Proinfo. O projetor multimídia será mais uma ferramenta de inclusão digital do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) e se diferencia dos demais disponíveis no mercado, por facilitar a interatividade. Leve (apenas cinco quilos), ele dispõe de mouse, teclado e portas de entrada de CD, DVD e demais acessórios (USB). Portanto, dispensa o uso de computador.
Foi concebido e desenvolvido pelas universidades federais de Santa Catarina e de Pernambuco, em parceria com a Secretaria de Educação a Distância, com o objetivo de levar os conteúdos digitais para a sala de aula e, com isso, torná-la mais atraente e interativa.
Como uma das últimas ações como Coordenador Estadual do Proinfo, o prof. Luis Cavalcante selecionou as seguintes escolas que receberão o Projetor Proinfo:

E.E. Conceição Gomes - São Francisco do Pará (grifo nosso)

Escola Estadual Salomão Matos - Salvaterra
Escola Prosseguir - anexo da E.E.E.F Barão do Rio Branco - Belém

E.E. Acyr de Barros - Marabá

Estas escolas estão entre as 261 instituições, entre coordenações estaduais do Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo Integrado), escolas públicas e representações estaduais da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undimes) que deverão receber uma unidade do projetor. Ao todo, 350 instituições participam dessa fase piloto."

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA


O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de Novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Apesar das várias dúvidas levantadas quanto ao caráter de Zumbi nos últimos anos (comprovou-se, por exemplo, que ele mantinha escravos particulares) o Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594).
A data é comemorada nacionalmente desde 1978, mas apenas a partir de 1995 algumas prefeituras vêm instituindo feriado nesse dia.
Abaixo encontramos um vídeo que trata da discriminação racial. Vale a pena conferir.

video

Texto: folha on line e wikipédia
Imagem: google
Vídeo: you tube